terça-feira, 15 de outubro de 2019

Sobre a nossa atividade de greve


Nosso evento se inseriu nas atividades de greve por solicitação da direção do ICHF-UFF, que deliberou em assembleia junto aos professores que todas as atividades extraclasse que estavam agendadas se inserissem na agenda geral das atividades de greve. 

Vale lembrar também que um evento desse tipo leva tempo para ser organizado e implica a movimentação de pessoas que vêm de fora, ou seja, que já estão com passagens e hospedagens compradas há algum tempo e, nesse caso, por conta própria. 

Além disso tudo, uma grande preocupação tem surgido com frequência nas discussões em defesa da universidade pública e gratuita: o esvaziamento da universidade durante as greves. A grande maioria dos professores continua trabalhando em casa e adiantando as próprias pesquisas, e não há propriamente atividades de greve. 

Discutimos muito sobre o que fazer nesse momento delicado, e nossa atitude foi a de ocupar um espaço fundamental nas atividades de defesa da universidade pública e gratuita, contribuindo para colocar em evidência suas múltiplas pesquisas e ações de ensino e extensão

Nossa atividade de greve foi uma das poucas que ocuparam o ICHF, que estava praticamente deserto na quinta-feira (3 de outubro). Ao longo do nosso evento havia uma frase grande no quadro indicando que estávamos em greve, e na abertura anunciamos toda a nossa atividade como uma defesa da universidade pública e gratuita, pois acreditamos que política se faz ocupando espaços e não os esvaziando. 

Nenhum comentário: