sábado, 26 de setembro de 2009

ASTROLOGIA: INTEGRAÇÃO ENTRE DEUS, COSMOS E HOMEM

EDIL CARVALHO
parte 2

O UNIVERSO E A COSMOLOGIA: A TOTALIDADE DO COSMOS


Tudo é ritmo; todo o destino do homem é um ritmo celeste, tal como o é toda obra de arte; tudo se eleva dos lábios poéticos de deus, e quando o espírito do homem se lhe submete, surgem os destinos luminosos em que se manifesta o gênio, e a poesia vem a ser uma luta pela verdade.... E deste modo o deus usa o poeta como uma flecha para disparar do arco seu ritmo.
Höderlin
O filósofo francês Georges Gusdorf nos dá uma breve idéia em que medida a estrutura astronômica possa estar associada ao desenrolar dos fatos, sejam estes de escala natural ou humana. Para ele, o desenvolvimento matemático da ciência astronômica criou condições de se estabelecerem leis que serviram para medir tudo o que se sucedia no plano natural e humano. Esse progresso intelectual, aliás, colocou o ser humano num novo patamar histórico visto que a partir dele diversas ciências puderam ser racionalmente englobadas num único todo inteligível. A este novo modo de pensar e raciocinar o mundo Gusgorf deu o nome de Astrobiologia. A Astrobiologia aparece como um princípio de causalidade integral, cujo campo de extensão coincide com o real na sua totalidade:


“A nova idade intelectual e espiritual corresponde à apa­rição de um vasto conjunto de representações e de crenças que se têm designado pelo nome de astrobiologia. A astrobiologia introduz um pensamento de escala cósmica. Ela articula as aparências para melhor unificá-las, ela sistematiza e substitui as ligações demasiadamente frouxas da participação e da perti­nência pela idéia de uma regulação impessoal e inteligível.. (...) A astrobiologia é, assim, o primeiro pensamento verdadeira­mente universal que engloba o domínio cósmico e a ordem vital. (...) . As idéias ordenam-se entre si assim como os estados se organizam de uma maneira inteligível, assim também como os ritos tradicionais e as práticas mágicas se reagrupam numa religião coerente. (...) Em geral, pode-se dizer que a astrobiologia está animada por um sentido profundo da unidade sintética do cosmos. A observação dos movimentos regulares dos planetas pelas técni­cas da astronomia nascente fornece à reflexão humana o pro­tótipo de uma legalidade perfeitamente inteligível, que desvelam relações numéricas simples e perfeitas. É por isso que o céu, fonte e exemplário de toda a verdade, é visto como a pátria dos deuses. Caldeus e chineses até Pitágoras e Platão, no pró­prio cristianismo, a representação do céu permanece associada à da morada divina. São os deuses do céu, assimilados aos astros, que comandam o devir dos seres e das coisas. O seu movimento circular é o arquétipo de um devir cujo movimento o calendário, quase que em toda a parte, e graças à conjunção da astronomia e da liturgia, se esforça por restituir. O ciclo das esta­ções obedece aos ciclos planetários, assim como a ele obedecem os trabalhos e os dias, as horas e a sorte dos homens tanto no seu conjunto como no seu pormenor. A religião aparece, então, estreitamente vinculada a este devir do universo: ela define as observâncias rituais destinadas a manter o homem na obediência às forças transcendentes que justificam o movimento do mundo.(...) Este conjunto de especulações e de crenças forma como que o núcleo de concepções do mundo, cujo teor particular pode variar segundo o espírito dos povos que os levam em conta. Mas, para além dos disfarces religiosos, mitológicos ou políticos, encontra-se sempre uma mesma estrutura mental, um análogo exercício da razão endereçada a pôr em ordem o real. A pri­meira noção da lei intervém como uma realidade transcendente, cujo campo de aplicação engloba também a física, a astronomia, tanto quanto a política e a moral. Esta exigência tende, aliás, a reagrupar na mesma obediência tanto deuses quanto homens. (...) Encontra-se afirmado assim o princípio de uma causalidade integral, cujo campo de extensão coincide com o real na sua totalidade. A as­trologia, que durante milénios se desenvolverá como uma ciência exata, exprime um dos aspectos desta inteligibilidade radical do universo, já que os acontecimentos humanos acham-se reduzidos à mesma obediência que o devir material[1]”.

Querendo ou não, as palavras de Gusdorf são contundentes, pelo menos no que tange a explicação deste novo raciocínio desenvolvido pelo homem que pretendia, com um único golpe da inteligência, compreender como todos os domínios da experiência humana se encontravam entrelaçados. Para Gusdorf, como vemos, o raciocínio astrobiológico é um raciocínio nascido em função do desenvolvimento crescente da matemática aplicada à astronomia, o quê permitiu avaliar racionalmente a totalidade do mundo de um modo até então inimaginável, estabelecendo por isso mesmo um conhecimento cujo objetivo se firmava no propósito de descortinar não a causa particular de cada domínio mas, sim, a causa integral - aquela que revela justamente como todos os domínios se encontram integrados num único conjunto e que tem, como critério de medida, a estrutura celeste.

Neste sentido, percebe-se em que medida o céu se torna uma régua cuja ambição é poder aferir e explicar tudo o que ocorre em todos os domínios da vida terrestre. O céu com seus astros personificam assim uma espécie de verdade suprema, uma chave que parece abrir todas as portas. E não é difícil de entender o porquê: no vasto domínio do sistema em que habitamos há não só uma estrutura mas também uma regularidade que parece garantir e determinar tudo o que ocorre no nosso planeta, sejam estes eventos de escala natural ou humana. Para Gusdorf, a As­trologia exprime exatamente esta inteligibilidade e esta racionalidade inerente ao próprio universo que habitamos – o que, por si só, seria suficiente para colocá-la numa linha de investigação científica, por mais que isto soe paradoxal tanto aos cientistas quanto aos próprios astrológos.

Querendo ou não, a Astrologia se assenta numa racionalidade, muito embora esta razão seja aquela que explique ou procure explicar como todas as coisas se encontram dispostas e arranjadas dentro do conjunto cósmico, vindo daí, talvez, a complexidade – mas também a beleza – do seu estudo. Por isso, a possibilidade mesma de haver uma investigação reflexiva e metodológica sobre essa causalidade integral inevitavelmente coindirá com a elevação da Astrologia ao estatuto de ciência, o que talvez não tenha ocorrido ainda devido à perda de interesse cada vez mais crescente que o homem foi nutrindo ao longo da história com relação a esta causa - a causa de todas as causas -, permitindo que ela figurasse como uma quimera, uma utopia remanescente do passado fundada em crendices tolas e absurdas.

É toda esta problemática de caráter epistemológico em relação à Astrologia que talvez tenha levado o filósofo Edgar Morin a admitir[2]:

“Como vimos, a astrologia não é um folclore residual que a sociedade moderna vá fazer desaparecer. Filão marginal na histórica do Ocidente, nem por isso permanece insensível a essa história, idêntica a si própria desde as suas origens. (...) ... a sua lógica fundamental pretende conduzir os fenômenos irregulares do universo humano para a ordem mais regular e mais fundamental que a humanidade jamais conheceu: a ordem do céu. Por aqui se vê que a astro-lógica é da mesma natureza que a lógica que se irá desenvolver mais tarde no determinismo universal, o qual reconduz a aparente desordem dos fenômenos à ordem rigorosa das leis naturais. O parentesco vai mesmo mais longe: o determinismo astrológico é tão implacável e também tão pouco implacável como o determinismo científico: tão implacável porque nunca nenhuma lei há de poder ser violada e não há lugar para a contingência; tão pouco implacável porque estes dois determinismos são ambos captados, utilizados, manipulados para e pela ação do homem. (...) A concepção micro-macrocósmica do mundo é fundamental, ou arcaica, no sentido em que é o primeiro conceito unitário e coerente do universo que emerge no homem, e no sentido em que todo o espírito humano a tem, mais ou menos virtualmente, mais ou menos profundamente, em si. (...) [A astrologia] tem decerto uma base científica (o conhecimento de uma ordem celeste) e uma base organizacional (integração da ordem eco-sistêmica no sistema social), mas uma e outra são integradas e envolvidas nujma concepção mágica (a relação micro-macroscópica). Esta coagulação e interpenetração do científico, do organizacional, do mágico, não denota uma tipo de pensamento primitivo ou selvagem radicalmente diferente do nosso. O nosso é constituído pelos mesmos elementos, mas segundo outras combinações, outras hierarquias. (...) A astrologia torna-se a mais científica das magias e a mais mágica das ciências. (...) A astrologia, por causa desta dupla essência, mergulha no que há de mais fundamental na arqué antropológica, ao mesmo tempo que elabora os fundamentos da modernidade: o cálculo e a racionalização científica. Mesmo quando a astronomia vier a se separar dela, a astrologia há de ficar agarrada a sua cientificidade de base. Donde o seu caráter ainda hoje singular: ser a mais antropo-cosmomórfica e a mais científica das doutrinas ocultas. (...) Ciência mágica e já não religião, a astrologia pode a partir de então coexistir eventualmente com outras religiões, se estas tiverem um mínimo de tolerância em relação às magias que lhes são exteriores; com outras ciências, enquanto estas não se dissociarem da magia. Assim a astrologia vem a coexistir mais ou menos pacificamente com o cristianismo, é tolerada ou reconhecida como ciência auxiliar pelo tomismo, é rejuvenescida pelo espírito panteísta do Renascimento. Será no fim do século XVII que a conjunção da contra ofensiva católica (contra a heresia e os restos de paganismos) e da ofensiva científica racionalista contra a magia vai relegar a astrologia ao gueto ocultista. A astrologia, que já não era religião, deixa também de ser ciência. É denunciada como superstição. E de fato depois da separação da astronomia, a astrologia já não é ciência – o que quer dizer que ela deixa de participar na investigação e no trabalho de observatório[3]”.

Podemos tomar estas palavras como uma advertência para que a Astrologia volte a participar de pesquisas científicas, participação da qual foi excluída e que deveria retomar? Ou será que as reflexões emprendidas por Morin no livro em questão pelo menos não nos apontam para possibilidade da importância da retomada dos estudos e investigações astrológicos? No final do capítulo que lhe cabe no livro, ele diz:

“Mas o verdadeiro campo da astrologia moderna é a pessoa. Recordemos: a ciência dá à pessoa os meios para a ação – mas não pode conceber a própria pessoa. A pessoa não é mais do que o resíduo irracional da objetividade científica. (...) Ora, a astrologia moderna arvora-se precisamente em ciência da pessoa.... foi a isto que se chamou, neste estudo, de psico-astrologia. (...) Na verdade, a psico-astrologia ocupa o lugar duma ciência da personalidade que ainda não existe ou que, quando muito, a psicanálise começa a esboçar. (...) [A Astrologia] proporciona à pessoa uma resposta para a obscuridade misteriosa de sua própria identidade. (...) [Mas] a astrologia sofre ainda de inconsistência empírica: as exatidões das suas análises são demasiado vagas ou ambivalentes, os seus erros de predição demasiado numerosos; sofre também de absurdo lógico. Para que a astrologia fosse logicamente fundamentada, seria preciso supor que o ser humano [formado por influências genéticas e sociais, fosse formado também por uma terceira influência[4]] que estaria inscrita no céu zodiacal do seu nascimento e que, na constituição da personalidade individual, reduziria a um papel puramente superficial o alcance das outras duas [influências]. Isto não é absolutamente impossível, mas também não é evidentemente crível. A crença, mais uma vez, parte daquilo que é o primeiro enigma e a perturbação permanente de qualquer ciência objetiva: a pessoa. Se a ciência atual não reparar na pessoa, se a astrologia for uma falsa ciência, então teremos de procurar a scienza nuova[5] ”.Se todas estas discussões não demonstram como o assunto astrológico é por demais complexo e espinhoso, pelo menos elas revelam o quanto a Astrologia é um saber que se encontra infiltrado e radicado nos mais variados domínios, mostrando as suas pegadas ora no âmbito científico, ora no filosófico e ora no religioso. A Astrologia, de algum modo, parece ser esse saber de natureza ambígua, senão (me perdoem o neologismo) tribígua, visto que ela parece ter seus alicerces fundados nestes três territórios: no natural, no psicológico e no espiritual, vindo daí outra dificuldade que impõe o seu estudo.

Isto deveria ser suficiente para convencer, a nós astrólogos, da importância de todo e qualquer estudo de natureza sistêmica ou interdisciplinar que procurasse vislumbrar pelo menos como estes territórios tangenciam uns nos outros ou como eles estão interligados. Por isso é que qualquer formação intelectual que se adicione à outra se mostra sempre tão fecunda - caso em que astrônomo Antony Aveni se revela exemplar, a ser seguido, quem sabe, por nós astrólogos, e que comento em capítulo posterior.
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[1] págs 131, 132, 133 e 134 de MITO E METAFÍSICA, de Georges Gusdorf, ed. Convívio, SP, 1980.
[2] este trecho foi acrescentado ao meu texto original em função de sua apresentação na Astrológica 2008, evento realizado pela Escola Gaia em São Paulo, ocasião em que o astrólogo Boanerges me fez lembrar da pertinência das observações de Edgar Morin em relação a reflexão que estava propondo.
[3] págs 187,190, 191, 192, 193, 196, 199 de O RETORNO DOS ASTRÓLOGOS, de Edgar Morin e outros. Ed Moraes, Portugal, 1972.
[4] alterei neste trecho a terminologia técnica utilizada pelo autor, visando uma maior compreensão do assunto.
[5] págs 206, 207, 215 e 216 do livro citado.

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