quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novamente na terrinha

por Cristina de Amorim Machado

Cá estou eu novamente em Lisboa (esta postagem está no meu blog de viagem também), e ontem encontrei a Helena Avelar, da Academia de Estudos Astrológicos. Já nos encontramos da outra vez, como se pode ver aqui e aqui, quando foi uma grande alegria saber da existência uma da outra, e também do seu marido Luís Ribeiro, astrólogos engajados nos estudos tradicionais, historiográficos e interdisciplinares da astrologia, assim como a nossa gloriosa Academia Celeste.


Marcamos na Torre do Tombo, onde ela queria me mostrar um manuscrito, mas acabou que ele não estava disponível. De qualquer modo, batemos um ótimo papo, é sempre revigorante encontrar os nossos pares, sobretudo de terras tão longínguas, mas ao mesmo tempo tão próximas.


Entreguei para ela uma cópia impressa da minha tese, e ela me mostrou a versão da dissertação dela que será defendida agora em novembro. Olhem só a moça abraçada aos dois tijolos com o maior orgulho:

De fato rolou um orgulho mútuo de ambas as partes por podermos estar vivendo dias tão fascinantes para a pesquisa astrológica, participando ativamente desse reencontro da astrologia com o meio acadêmico, mesmo que ainda haja algumas ressalvas, e principalmente pelos bons resultados que estamos conseguindo. Nesse quesito, parece que nós estamos à frente de Portugal, pois já temos uma quantidade considerável de trabalhos acadêmicos tematizando a astrologia, enquanto por aqui ainda se contam nos dedos de uma das mãos, sendo que, no início do mestrado, ela enfrentou uma certa resistência, muito parecida com a de alguns amigos no Brasil.

Belíssimo o trabalho da Helena! Com direito a citações de vários acadêmicos celestes, inclusive da tese e da dissertação desta que vos fala. Olhem só a capa da dissertação dela mais de perto (está em inglês porque um dos orientadores é holandês, inclusive eu tenho um livro dele sobre história da astrologia que chegou recentemente às livrarias brasileiras, um sujeito chamado von Stuckrad):


Vir sapiens dominatibur astris: astrological  knowledge and practices in the Portuguese medieval court (king João I to king Afonso V)

Em bom português, algo como:

O homem sábio dominará os astros: conhecimento e práticas astrológicas na corte medieval portuguesa (do rei D. João I ao rei D. Afonso V)




Nenhum comentário: